quinta-feira, 15 de junho de 2017

E a saúde como vai???

Olá bonitezas!!
Tudo bem??

Esse texto é pensado pra muitas pessoas, não só pros gordinhos e gordinhas!! Hoje comentava disso com um amigo que há muito tempo não via, e relembrei algumas coisas que passei nesses meus 30 e poucos anos de vida!!
Quando comecei meu processo de emagrecimento, a estética contou bastante sabe, o fato de não encontrar roupas, das pessoas te olharem com olhar de pena, ou de repúdio, mas o fator saúde foi o mais importante.
Sou hipertensa há tantos anos que já perdi as contas, comecei a tomar remédio na casa dos 20 anos, meus pais diabéticos e hipertensos, avós na mesma pegada, ou seja existia um fator genético forte contribuindo para que minha saúde não fosse legal, caso eu não me cuidasse. Devido a alimentação errada, minhas taxas eram quase todas altas, estive no limite para pré diabete, colesterol e triglicérides quase sempre altos, e aí os riscos de doenças cardíacas eram grandes, e pra completar era sedentária, então para ter um piripaque era daqui prali!!
E eu tive. Há mais ou menos três anos atrás, estava num fim de semana de retiro do meu grupo de jovens, e logo na sexta feira me senti mal. Na hora que fui deitar, senti um aperto no peito, e a sensação que eu tinha era que uma manada de rinocerontes estavam pisando em mim, eu não conseguia respirar direito, deitada incomodava, sentada incomodava. E eu querendo ser forte, não queria chamar ninguém, pensava comigo que já tinha passado mal outras vezes, que dessa vez também passaria logo. Mas não passou. E ai eu me levantei e fui pra capela, pois minha equipe ainda estava lá. E então, as meninas chamaram Tia Juci, que era a médica da equipe, e ela com todo o seu arsenal médico cuidou de mim. Passei a noite no soro, foi medicada, e fiquei em observação durante todo o encontro. A pressão tinha subido pra mais de 18, ou seja, poderia sim ter tido algo mais grave. E aí, na mesma semana, marquei consulta urgente com meu cardiologista, e ele inseriu mais uma medicação para hipertensão, e mais uma vez me chamou atenção sobre o peso.
Minha gente, nossa vida é o nosso bem mais precioso. Todos sabemos que um dia iremos morrer, mas não precisamos antecipar isso, podemos nos cuidar e deixar que Deus tome conta das coisas.
Cuidar da alimentação, não é só moda, não é só um tendência fit, é cuidar da gente, é deixar o nosso corpo preparado para enfrentar adversidades, para que ele consiga enfrentar bem!!
Hoje eu comemoro as longas caminhadas que faço, as escadas que posso subir, porque antes com o sedentarismo e a obesidade eu não conseguia nada disso. Me recordo que cheguei uma fase no colégio, que não descia no intervalo, ficava na sala com os alunos, porque descer todos os lances de escada me cansavam bastante. Fiquei muito feliz hoje, pois na confecção do tapete de Corpus Christi, pude abaixar, ajoelhar, correr prum lado e pro outro, sem me cansar de forma exagerada, sem sentir dores, coisa que já não fazia há muitos anos!!
Cuidar do corpo e da mente!! É preciso, pois precisamos estar bem para que todas as coisas ao nosso redor estejam bem!!

Graça, Redenção e Paz!