Bom dia lindezas
Tudo bem??
Passei um tempo sumida, tantas coisas aconteceram na minha vida, tantos altos e baixos, tantas agonias, mas também coisas boas. A cabeça não estava muito legal pra escrever, mas agora tô voltando, e trouxe um tema que me assola desde a minha infância. Como você vê a obesidade??
Esses dias tenho conversado bastante com alguns amigos, profissionais de saúde, sobre esse tema. Em alguns lugares a obesidade vem crescendo, essa nossa vida corrida tem nos feito escravos dos fast foods, das facilidade gastronômicas, e muitas vezes cedemos sem nem nos preocupar com o que estamos comendo, se isso nos fará "mal ou bem"! E aí quando nós vemos já estamos num caminho complicado.
E então, todo mundo acha que ser gordo é apenas resultado de muita comida e preguiça de "querer" emagrecer. Erro total!!! Obesidade não é preguiça! Obesidade não é um mero problema com a balança!! Obesidade é uma doença e é desencadeada por uma série de fatores. Lógico que a má alimentação e a não prática de exercícios físicos contribui bastante para que o quadro se agrave, mas quando vemos um pessoa "gorda" na rua, não pense logo de cara que ela gosta de ser assim e que nunca tentou nada, ou que ela não emagrece porque não quer.
Comecei a ter sobrepeso na minha adolescência, como já relatei pra vocês, e naquela época, há mais ou menos 20 anos atrás, o trabalho com nutricionista não era tão difundido, então quando pessoas estavam gordas iam ao endocrinologista apenas. E confesso a vocês que tive várias experiências frustrantes. Imagine para um adolescente ser reclamado por um médico, como se fosse apenas culpado pela obesidade?? E ouvir reclamações porque não tinha conseguido emagrecer no período determinado, que os tratamentos não davam certo simplesmente porque eu não queria. Traumatizei super!! Ia pra consultas com aquela cara de "tô fazendo o que aqui se só vou ouvir sugesta?".
As pessoas de forma geral costumam tratar quem está acima do peso desse jeito, como preguiçosos, como pessoas sem força de vontade. E digo a vocês, por experiência própria, isso maltrata muito a pessoa!!! Mexe tanto com você!!! E normalmente são mexidas pro negativo, e acabam te levando pra longe do objetivo. Principalmente quando somos mais novos, que não temos tanta maturidade pro entendimento.
Depois de adulta não digo a vocês que muda muita coisa, mas conseguimos compreender de forma diferente. Mas ainda assim é duro!!! É difícil ver que "somos diferentes" e muitas vezes não aceitos por causa disso!! E em vários momentos nós tentamos, tentamos mudar, tentamos nos reeducar, mas é tão complicado, reaprender tudo!!! Por isso é preciso decisão, muita determinação, e motivação também. Mas motivar da forma certa, porque às vezes o que as pessoas ao nosso redor acham que é motivação acaba tendo o efeito contrário.
Cuidemos das nossas pessoas, porque às vezes o que falamos, e isso vale pra todo mundo, profissionais da área, amigos, familiares, não alcança o bom objetivo, porque não sabemos como falar, e quando machuca minha gente, recuperar dessa dor é difícil!!!
Busquemos ser mais humanos, busquemos olhar as pessoas com um olhar diferente, não de julgamento, mas de compreensão, de aceitação. Somos todos diferentes, cada um com suas qualidades e defeitos, e isso é a melhor parte da nossa vida, porque dessa forma, podemos agregar na vida do outro.
Graça, Redenção e Paz
